quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O Jovem e o sonho do primeiro emprego

feliz escravo aprendiz

"Nosso atual sistema de ensino se concentra em preparar a juventude para empregos por meio do desenvolvimento de habilidades academicas. Suas vidas girarão em torno de seus salários..." (Robert Kiyosaki, 2000).
"Eles estudam para tornar-se engenheiros, cientistas, cozinheiros, policiais, artistas, escritores, etc. Suas habilidades profissionais lhes permitirão ingressar na força de trabalho e trabalhar por dinheiro."(Robert Kiyosaki, 2000).
Esses conceitos são para todos, embora nem todos estarão preparados para esses conceitos, não vale dizer que algo é bom ou ruim, a maior parte dos seres humanos só crer quando literalmente "quebra a cara". Queremos viver nossas proprias experiencias mesmo que sejam frustantes, mesmo que alguem lhe diga que não vale muito insistir. Uma grande historia vem dos jovens, eles são especialistas em tentar por eles mesmo as experiencias frustantes, mesmo que lhes digam que não vale muito a pena permanencer na tentativa, que só perceberão muito mais tarde, quando ja lhes foram energia e tempo demandados quase a toa, digo quase pois pelo menos servirá para atestar o que lhes foi advertido. Veja, alguem começou a inventar as maquinas, os computadores, descobrir o fogo, a roda, etc, deixaram sua experiencias e morreram, as proximas gerações começaram de onde os outros pararam e envoluiram os computadores e todo o resto das contribuições, e ainda acontece assim, as novas gerações tem evoluido sempre continuando de onde outros pararam, ninguem começou do zero se alguem ja tinha iniciado e inventado algo, não seria inteligente recomeçar a invenção se alguem ja tinha deixado as instruções, nunca evoluiriamos assim, infelizmente isso não é uma realidade entre as pessoas comuns, digo comuns de pensamento.
 A experiencia do primeiro emprego encanta a maioria dos jovens, significa a independencia tão almejada por eles. Começam cheios de energia e expectativas, e por isso são como presas fáceis na exploração do mercado e do tão desejado Sistema, isso por causa de seus sonhos com pouca ou nenhuma informação, ou até mesmo informação manipulada, sonho sem informação traz ilusão, o mercado os absorve como uma folha em branco, pronta para ser escrita o que se desejar escrever, como estão ávidos para começar, aceitam quase qualquer coisa, com tanto que existam no mercado, que sejam vistos pela sociedade, pela familia e principalmente pelos amigos, começam vendendo suas  tenras horas de juventude por preço que não tem ideia de sua desvalorização, mas para eles estão em atividade, serão mais valorizados perante os olhos dos seus conhecidos, não deixa de ser uma forma de orgulho com proposito insignificante, "vejam, não sou mais criança, faço parte agora de um nível produtivo da sociedade, sou empregado registrado, escravo voluntário e assumido", o Sistema faz um ponto a cada jovem que se acomoda e copia seus pais e antepassados na posição de empregado, toda sua vida o jovem é preparado inconscientemente para isso, sem perceber ele fará parte de uma realidade massiva e historica de empregados, e mesmo assim ele ainda se sentirá moderno e previlegiado.Toda sua educação  de no minimo 15 anos o levaram a estar nessa posição, o Sistema não pode ficar sem sua mão de obra, toda a sociedade precisa dela, alguem precisa continuar a fazer o trabalho remunerado, toda a educação renega a educação financeira de nossos jovens, não fomos preparados para desenvolver uma visão mais clara do mundo financeira que nos rodeam e que poucos conseguem enxergar e aproveitar desse manancial, hoje ainda existem escolas que camuflam essa falha, investem em aulas de educação financeira que quando analisada mais de perto são apenas nome, sem conteudo e que no final conclui de maneira desavergonhada que a antiga posição de empregado deve ser ovacionada, afinal a fabrica de mão de obra precisa continuar fabricando seu produto. O encanto do primeiro emprego nos cega, nos paraliza e mesmo recebendo essas informações, voce talvez ainda ache ilusório e incoerente, e voltara a tentar seu novo emprego sem nem ao menos pensar na possibilidade de não desperdiçar a oportunidade de estar inserido numa  realidade promissora de uma renda que poderá faze-lo não se escravizar pelo resto da vida, sabe, existe uma chance de 100% de voce encontrar um novo emprego toda vez que fica desempregado, essa porcentagem não existe para se encontrar uma otima oportunidade de negócio. Mas ... talvez isso o faça pensar, existe algo que pouquissimos tem conhecimento, existem formas inteligentes de aplicar seu precioso tempo e suas habilidades, sem que para isso voce precise vender todas as suas horas produtivas por um preço irrisório, lembre-se , nosso tempo, cada instante, é unico, não voltará, valorize-se, INFORME-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário